1/17/2007

MEU IRMÃO NEGRO
Publicado no Jornal gazeta do Oeste Suplemento Escola em 12/07/2006


Martha Cristina E. Maia
Professora
marthacristinamaia@hotmail.com

Subscrevo Pedro P.Macedo, falando sobre os contrastes:

Se é para falar de amor/das coisas do coração/escrevo com muita emoção, se e para falar de beleza/das coisas da natureza, escrevo com muito prazer. Mas se é para falar de história/das decepções e das glórias humanas, repletas de insensatez/me envergonho em escrever. Para falar de escravidão, ditaduras, corrupção, diferenças sociais, ou para falar de guerras biológicas e nucleares, coisas tão irracionais. Como a história não é isso restritamente/e as pessoas que constroem não são todas delinqüentes. Ainda escrevo em homenagem a Platão e a Sócrates, a João de Deus e Tiradentes, ao sertanejo sofrido, que mesmo com flagelo da seca, não perde a esperança e nem o sorriso. Ao favelado que constrói sua história com as guerras do dia-a-dia: é a dignidade deste povo que me inspira nessa poesia!... Na copa do mundo deste ano foi muito divulgado o pedido contra o racismo, é tempo de fazer amigos todos os dias. "Os sonhos libertam a alma e um documento liberta um povo" ...um povo que sonha com a plena destruição das barreiras do destino, das barreiras do branco... falta de socialização humana, segundo Derick Moura. Todos ganham com a convivência das diferenças, valores de primeira grandeza como a amizade e o respeito. Gerson Filho diz que o preconceito é incompatível com a grandiosidade de Deus. "O preconceito alimenta a cegueira, a insanidade de sobrepor aos iniciantes a eleição pela aparência, a exclusão pelos defeitos" (Fabrício).

Estou participando do curso Preconceito se desaprende na escola: educação para as relações étnico-raciais, e subscrevo a professora Maria Auxiliadora da Silva, que nos diz:

RACISMO - expressão que não podia fazer convívio em nosso país. Todos e todas são pessoas de capacidade e de perfil. Nosso país precisa acordar para entender as diferenças. Raça é uma característica, cor é cor... o que importa a cor? Brasil, desça... deixe de preconceito! Você com essa mania de achar que tudo é feio! Assim dessa maneira tu vai cair no abismo! Foi para isso que tu nasceste, Brasil? Para construir um mundo de incertezas! De desigualdades sociais? Como uma mesa sem cadeira? Foi, Brasil? Brasil... Não se faz um jardim somente com uma flor... Bob Marley dizia também que enquanto a cor da pele dos homens for mais importante do que o brilho dos seus olhos haverá guerras. Nelson Rodrigues dizia: não caçamos pretos no meio da rua a pauladas, como nos EUA, mas fazemos o que talvez seja pior. A vida do preto brasileiro é toda tecida de humilhações. Nós tratamos com uma cordialidade que é o disfarce pusilânime de um desprezo que fermenta em nós, dia e noite. Ele também denuncia sempre aquilo que geralmente se esconde por detrás das aparências. Aponta uma farsa da qual muitas vezes o Brasil se orgulha, a crença de que no Brasil vive-se uma democracia racial.Finalizo o texto com um pouco de humor com o título homem de cor... Após ser chamado de homem de cor, o crioulo vira-se para o homem e diz: - meu caro irmão branco, quando eu nasci eu era negro, depois eu cresci e continuei negro, quando eu tenho medo, eu sou negro, quando adoeço fico negro e o dia que eu morrer serei negro... Enquanto você, homem branco, quando você nasce, você é rosa; quando você cresce, você fica branco; quando pega sol, fica vermelho; quando sente frio, fica azul; quando tem medo fica verde; quando adoece fica amarelo, e quando morre ainda quer virar cinza.Então, meu amigo, como é que você tem a cara-de-pau de me chamar de homem de cor?Que possamos aprender com o nosso Deus, que não faz acepção de pessoas, e com o Cristo, que ensina ao mundo inteiro que os negros são nossos irmãos. Preconceito, não te entendo e não te aceito.

Que neste lindo amanhecer as nossas diferenças sejam uma verdadeira riqueza para cada ser humano. Um bom dia para todos e todas e a todos que estão fazendo o curso Preconceito, um grande abraço, bem como a todos os professores da UERN.

No comments: