10/06/2007

Acesso e sucesso dos especiais

Acesso e sucesso dos especiais

Martha Cristina E. Maia
Professora
marthacristinamaia@hotmail.com
Igual ou diferentes? Eis as dúvidas da nossa sociedade em busca de incluir essas pessoas na sociedade. "Sou diferente por que não vejo as paisagens ou igual porque consigo ver a beleza interna das pessoas? Sou diferente por que não ando ou igual porque na minha imaginação vou a qualquer lugar? Sou diferente por que não escuto os sons ou igual porque escuto a voz que vem do meu coração? Sou diferente por que faço coisas que a sociedade diz não serem normais ou igual porque tenho amor e compaixão dentro de mim?
Será que todas as pessoas são iguais ou há diferenças entre elas? Sou como você, capaz de fazer várias coisas e possuo limitações também. Por isso me respeite como um cidadão e aceite minhas limitações que eu aceitarei e respeitarei você." Aline Schmith/2002-RS.
Dia 21 de setembro, Dia de Luta das Pessoas com Deficiências, onde conviver com os alunos especiais, e conviver com um mundo totalmente diferente e muito rico de experiências exigindo conhecimentos de técnicas especiais.
Eles também possuem direitos de comunicação: "Todas as pessoas, independente da extensão e complexidade das suas deficiências, têm o direito de influenciar, através da comunicação, as suas condições de existência".
Uma parte dos deficientes vive para a doença, outros vivem para desfrutar do seu trabalho e ser feliz. Um dia um grande amigo perdeu um braço, mas comentando a respeito da sua desvantagem, ele sempre sorrindo e sempre auxiliando os outros diz: "Foi apenas um braço. Claro que para ter dois é melhor que um só, mas eles apenas amputaram meu braço, e o meu espírito está 100% intacto.
Subscrevo também uma frase de um grande jogador de golfe que nos diz: "A atitude correta de um braço derrotarão a atitude errada de dois braços". Eu, como professora especial do Colégio Evangélico, não poderia deixar de relatar os trabalhos dos meus alunos e das salas vizinhas nesse dia de luta das pessoas especiais.
Um relato de minha aluna Lívia disse que sentia pena dessas pessoas, e eu perguntei o que ela sentiu no primeiro dia de aula dela quando me viu com um aparelho ortopédico na perna. Ela respondeu que também teve pena e que reza por mim de noite, relata que essas pessoas não machucam ninguém, que tratam as pessoas bem e que quando morrer vamos pra o céu.
Isabel Cristina, também aluna, diz que a diferença é normal. "Pare e pense: preconceito nunca"; "A diferença também pode ser normal, é só querermos".
Stefany, do 2º ano, tem uma amiga que tem uma deficiência. Para ela não faz
diferença, brinca com ela, ri e deseja que ela seja muito feliz do jeito que ela é, alegre e linda.
Scarlet, também do 2º ano, diz: "A maior deficiência são naquelas pessoas preconceituosas".
Em muitas cartas de meus alunos o sentimento é sempre de pena. Meu sobrinho Lucas Maia também possui esse sentimento. Eu notava uma diferença ao se aproximar de mim, e um dia quando ele veio me visitar, viu que minha perna do aparelho ortopédico estava escondida atrás da máquina de lavar, e ele gritou:
"Tia Martha, você ficou boa da perna?" Ele estava muito feliz e conversei sobre aquele robô, que era minha perna do tamanho dele, só podia o pequeno sentir medo e pena.
É necessário trabalhar as crianças em busca de começar a nascer uma nova sociedade. As cartinhas dos alunos do 3º ano, da tia Adriana, relatam que possuem diversos amigos especiais, desde surdos, cegos e que eles respeitam muito e gostam muito deles.
"O meu amigo é deficiente, ele tem que ter um homem pra levantar ele da cama porque não enxerga, ele é feliz assim", diz Jefferson.
Todos os alunos do 3º ano do Colégio Evangélico Leôncio José de Santana desejam a todas as pessoas especiais muitas felicidades e paz.
Nossa luta é eterna para que todos os especiais tenham acesso e sucesso em suas vidas. Um abraço a Selma pelos cursos de inclusão na cidade de Mossoró e também desejo que os cursos de inclusão sempre sirvam de estímulo para os professores se apaixonarem pelo tema e conhecerem de perto essa realidade com muito amor e colaborar com os alunos pra o seu acesso e sucesso.
E a você, querido leitor, ame o seu semelhante com qualidades e defeitos.
Um lindo amanhecer sem preconceitos e com muito respeito é o meu desejo aos leitores.

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

No comments: