3/21/2007


Professor 100% alfabetizador


Martha Cristina E. Maia

Professoramarthacristinamaia@hotmail.com


“Certifico que Martha Cristina E.maia foi contemplada com o prêmio 100% alfabetizador, no ano de 2006, por se destacar como alfabetizadora, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino."

Vocês sabem o que isso significa pra mim? Representa a continuação dos sonhos de Deus nessa terra, também a capacidade e força de vontade, apesar de ser limitada devido a deficiência na perna esquerda. Meu troféu é meu aparelho ortopédico, pelo qual posso trabalhar com meus alunos o respeito, solidariedade pela pessoa com deficiência, exigir reciprocidade, cidadania, disciplina, ética, religiosidade.Este ano desfilei na escola de samba Balanço da Mocidade, em Mossoró, onde eu estava muito feliz, no meio das riquezas de nossa terra, sambando na avenida juntamente com os especiais da ADEFIM. O nosso muito obrigada à escola de samba que acreditou nessas pessoas muito "especiais". Minha tristeza é quando vejo empresários no nosso Estado relutarem e não aceitarem pessoas especiais no mercado de trabalho. Peço a eles que revejam os seus valores, acreditem em nós. Através da minha função de educadora, mostro as minhas potencialidades e faço diferença na educação.

Alguns médicos preocupam-se em averiguar as capacidades, igualdades e particularidades positivas que temos para serem aproveitadas ao máximo. Na minha vida encontro consolo numa palavra "coragem", e através dela enfrento os preconceitos. Ensinar é bastante prazeroso, porque é dividir o seu saber com quem ainda não sabe, e quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.

Com todos os meus limites, realizei meus maiores sonhos, e através dessa luta pela qualidade da educação que venho para somar. Meus alunos que me ajudam a colocar na minha rua um monte de pedrinhas de brilhantes, e quero deixar neles através da minha missão de ensinar marcas positivas e sábias e passear com eles pelo jardim do amor.Metade da alma da menina Mar...tha é feita de maresia, quando eu morrer, voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar. O meu nome fantástico é secreto, que só os anjos do vento reconhecem.Amo com um amor mais forte e profundo aquela praia extasiada, onde me uni ao mar, ao vento e a lua. Oh... mar... grande mar, a tua beleza aumenta quando estamos sozinhos".

Ofereço aos leitores e professores uma canção popular de Portugal: "O mar enrola n'areia/ninguém sabe o que ele diz/bate na areia e desmaia/porque se sente feliz. O mar também é casado, oai....... é casado é tem mulher/é casado com a areia oai/bate nela quando quer. O mar também é casado, oai/é casado e tem filhinhos/é casado com a areia, oai.... os filhos são os peixinhos. (autor desconhecido).Essa sou eu, ativa na luta das causas sociais, cheia de imaginação e originalidade, reservada e com sede de novas experiências. "Que crianças são essas Deus? Elas são os futuros adultos que a nós cabe a missão de completá-los". Desejo a todos nesse lindo amanhecer muito ânimo e coragem, perseverem.

1 comment:

WILLIAM PEREIRA said...

Minha admirável amiga Martha a sua auto-promoção mostra de forma brilhante como se deve lutar por um causa, ou várias causas, mesmo com as dificuldades da vida e as limitações impostas pela sua deficiência. Mas quando Deus tira uma parte de alguém sempre ele colocar um complemento que muitas das vezes encobre esta deficiência. E em vc amiga ele deu muito, muito mais por meio da sua inteligência e dedicação a luta em defesa dos deficientes e a nobre arte de educar crainças que a utiliza como poucos. Admiro demais sua pessoa pelo exemplo de vida, perseverança, demonstração de superações. Sei que através deste texto não queres se auto-promover somente pelo egocentrismo e sim como um clamor, um chamamento para todos ouvirem sua voz e entender que apesar das limitações és uma vencedora. Uma auto-promoção de doação a todos. Parabéns minha Martha e continue se auto-promovendo em prol da coletividade e se todos se auto-promovessem nesses sentido teríamos um mundo bem melhor.
Beijos e Abraços amiga.