3/25/2007



ORAÇÃO DO ESTUDANTE

Aprender é um dom precioso e desde o primeiro dia que estou aprendendo.
Os professores ensinam as lições e essas lições são aprendidas nos livros lidos e relidos.
Lições são ensinadas nos trabalhos e projetos,
lições são partilhadas na delicada arte de conviver.
Cada estudante traz em si um grande te-souro.
Ninguém é tábua rasa,ninguém é vazio.
Somos todos gigantes em potencial.
Aqui chegamos e começamos a manifestar o quanto temos para oferecer,
o que temos para receber.
Somos rebeldessenhor, alguns manifestam agressividade desmedida,
não são maus, são carentes e desejosos de aten-ção,
contestam sem o menor motivo,apenas para firmar sua presença e sofrem da falta de atenção,sofrem da falta de familia,sofrem pela falta de sonhos.
Somos rebeldes senhor...
Outros tem a boa e conformidade com as injustiças e ousam mudar o mundo,
mesmo que seja o mundo da escola e da sala de aula,
revolucionários de uma boa causa.
Oferecem um vigor da juventude para lutar porum novo amanha.
Somos diferentes senhor, levamos em nossa memória a bagagem dos instantes de nossa primeira convivência(mãe,pai,irmãos,avô,tios,amigos) e há um pouco deles em cada um de nós.
Somos produtos do meio e ele que nos molda, não retira a nossa identidade.
Eis o desafio dos estu-dantes sonhador que é travar uma batalha diária entre o mundo interior e o mundo exterior.
Aproveitar o que há de bom fora de nós e transformarmos como deve ser transformado, buscandoa força que nos habita.
Somos estudantes corajosos,cheio de charme e de vida,somos jovens e nãonos preocupamos muito com o que há de vir depois,não pensamos ainda em um envelhecimento e nas noites parece tudo tão distante.
A estrada está apenas começando e o horizonte parece não ter fim.
E essa valentia que as vezes nos faz inconsequente,essa valentia que nos lança em uma buscaincessante de liberdade e muitas vezes essa luta desembosca em becos sombrios.E a liberdade se faz armadilha e numa viagem sem volta, nossa inocência se dissipa.
Drogas que nos oferece, drogas de vida transformada pela falta de coragem de dizer não.
Buscamos o prazer, buscamos a aceitação, temos essa necessidade,de sermos aceitos, acolhidos e queremos nossa tribo,nosso grupo,queremos ser ouvidos.
Muitas vezes não temos a menor noção do que estamos falando.
Levantamos bandeiras em alguns momentos corretos, outras vezes em horas erradas.
Temos o direito de errar, aprendemos com esse direito, e não temos o direito de acabar com a possibilidade de ter direitos.
Nossa vocação é a liberdade
.Nascemos para voar, o infinito é a nossa vocação.
Quanto mais caminhamos,mas sedentos decaminhar ficamos.
Eis nosso ofício, transformar o que deve ser transformado e nunca deixar de cantar,de fazer poesias e de amar.
Tu és senhor nosso modelo de juventude, tua vida foi a síntese da revolu-ção do amor.
E é o amor que nos move e fazemos tudo pelo amor e em busca do amor.
Amor esse que quando nos invade nos impede que sigamos para a morte.
Queremos nos deixar invadir por esse amor, queremos o teu amor.
Amor paz ,amor caridade e amor vida.
Eis o segredo de nossa eterna ju-ventude, eis o que pede nossa alma de estudante.
O aprendizado que vem dos livros um dia será esquecido, mas o aprender que vem do olhar,do sorriso e do amor e viver fica para sempre.
E fará com que permaneçamos jovens.
Obrigado senhor porque me deste tempo e disposição para em meio ao vulcão que assola meus pensamentos fazer esta oração.
Amém.


Eu acredito na força dos jovens e dos nossos alunos, e afirmo que segundo Napolean Hill nos diz que nada na vida como o tempo que é o grande médico universal dos males humanos, que é o grande curandeiro de todas as feridas físicas e mentais.Também transforma a juventude irracional na maturidade e sabedoria, só o tempo para trans-formar as feridas do nosso coração e as frustrações de nossa vida diária em coragem, persistência e compreensão.

Nós como educadores temos que levantar a auto-estima dos jovens e ressucitar sonhos e que eles mostrem a sociedade que são capazes e subscrevo a letra de uma música de jamily que nos diz:

"teu coração te diz que não tem jeito,uma voz te diz que acabou/,quem te conhece diz so um milagre/dizem tantas coisas.As circunstâncias dizem é impossivel/amigos dizem que você falhou/mas Deus está dizendo eu posso tudo/se você crer que eu sou capaz...Chega de ficar dizendo quenão é ninguém/use essa fé que eu sei que você tem/que eu te faço um campeão.So depende devocê essa é a hora,posso mudar a tua história,é so acreditar que é capaz.Se for chorar eu sou o teuconsolo,estou contigo no teu caminhar e se encontrar barreiras no caminho/a fé vai te dar asas para alcançar.


Percebemos que a droga se faz presente nessa juventude e a professora saúde com seus alunos do colégio evangélico criaram uma música que diz:


{diga não as drogas,você tem cabeça,peça a Deus para lhe ajudar.(BIS)

Abra os olhos para a vida,procure ser feliz/com drogas você não tem saí-da,atente para o que se diz.}

Peço a Deus que abençõe os nossos jovens do nordeste e de todomundo e digo pra eles que na vida é so acreditar que são capazes...


A vida é o nosso maior presente.

Envio um sorriso em cada coração de cada leitor,

e um Bom dia cheio de luz.

3/21/2007


Professor 100% alfabetizador


Martha Cristina E. Maia

Professoramarthacristinamaia@hotmail.com


“Certifico que Martha Cristina E.maia foi contemplada com o prêmio 100% alfabetizador, no ano de 2006, por se destacar como alfabetizadora, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino."

Vocês sabem o que isso significa pra mim? Representa a continuação dos sonhos de Deus nessa terra, também a capacidade e força de vontade, apesar de ser limitada devido a deficiência na perna esquerda. Meu troféu é meu aparelho ortopédico, pelo qual posso trabalhar com meus alunos o respeito, solidariedade pela pessoa com deficiência, exigir reciprocidade, cidadania, disciplina, ética, religiosidade.Este ano desfilei na escola de samba Balanço da Mocidade, em Mossoró, onde eu estava muito feliz, no meio das riquezas de nossa terra, sambando na avenida juntamente com os especiais da ADEFIM. O nosso muito obrigada à escola de samba que acreditou nessas pessoas muito "especiais". Minha tristeza é quando vejo empresários no nosso Estado relutarem e não aceitarem pessoas especiais no mercado de trabalho. Peço a eles que revejam os seus valores, acreditem em nós. Através da minha função de educadora, mostro as minhas potencialidades e faço diferença na educação.

Alguns médicos preocupam-se em averiguar as capacidades, igualdades e particularidades positivas que temos para serem aproveitadas ao máximo. Na minha vida encontro consolo numa palavra "coragem", e através dela enfrento os preconceitos. Ensinar é bastante prazeroso, porque é dividir o seu saber com quem ainda não sabe, e quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.

Com todos os meus limites, realizei meus maiores sonhos, e através dessa luta pela qualidade da educação que venho para somar. Meus alunos que me ajudam a colocar na minha rua um monte de pedrinhas de brilhantes, e quero deixar neles através da minha missão de ensinar marcas positivas e sábias e passear com eles pelo jardim do amor.Metade da alma da menina Mar...tha é feita de maresia, quando eu morrer, voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar. O meu nome fantástico é secreto, que só os anjos do vento reconhecem.Amo com um amor mais forte e profundo aquela praia extasiada, onde me uni ao mar, ao vento e a lua. Oh... mar... grande mar, a tua beleza aumenta quando estamos sozinhos".

Ofereço aos leitores e professores uma canção popular de Portugal: "O mar enrola n'areia/ninguém sabe o que ele diz/bate na areia e desmaia/porque se sente feliz. O mar também é casado, oai....... é casado é tem mulher/é casado com a areia oai/bate nela quando quer. O mar também é casado, oai/é casado e tem filhinhos/é casado com a areia, oai.... os filhos são os peixinhos. (autor desconhecido).Essa sou eu, ativa na luta das causas sociais, cheia de imaginação e originalidade, reservada e com sede de novas experiências. "Que crianças são essas Deus? Elas são os futuros adultos que a nós cabe a missão de completá-los". Desejo a todos nesse lindo amanhecer muito ânimo e coragem, perseverem.

3/07/2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Martha Cristina E. Maia
Professora

Mulheres e árvores..."Elas são como as árvores, porque fincam raízes no solo dos nossos corações, têm paciência e capricho com o próprio crescimento. Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias. Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe.Outras, aquelas que não dão frutos, oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso. Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força, trazendo calma, por mais assustadora que seja a noite.
Seus corações voam alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu. Elas oxigenam as ruas da cidade, avenidas e acostamentos e as beiras de rios e até as matas.Elas entendem o canto dos pássaros e, mais do que ninguém, valorizam e protegem seus ninhos. Suportam melhor a solidão e as dificuldades da vida...
Elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça. Todas as mulheres são árvores, e que lindas florestas elas fazem".
Dia Internacional da Mulher. Por que não todos os dias? A mulher a cada dia está sendo desrespeitada, e penso estar sendo aplaudida, envio os sinceros parabéns a grandes exemplos de mulheres...
Aquelas que carregam uma lata na cabeça, representando sua coroa na vida, a mulher deficiente física, mulheres que andam em cadeiras de rodas ou muletas e de aparelhos ortopédicos para se locomover e também aquelas mulheres que não conseguem ver as paisagens, a mulher que não escuta alguns sons, a mulher que não cresceu fisicamente.Elas são mulheres discriminadas por uma sociedade que não consegue mais andar, escutar e pensar... São essas mulheres que não exploram a beleza de um físico, mas chegam a ser notadas por poucos. Elas mesmas se valorizam, engolem as mágoas e os preconceitos. Estas mulheres que também comemoram sozinhas os seus dias e transmitem a outras os melhores votos de dias melhores.As muletas e rodas de uma cadeira de rodas continuam movimentando porque isso é vida... As nossas lágrimas são para regar a nossa fé. Nenhuma barreira poderá impedir que eu me torne um grande oceano, mesmo quando ocorrem grandes pedras no meu leito, vejo no semelhante a sede dos caminhantes e digo que os que choram serão consolados.
Subscrevo um lindo poema por nome Lágrimas, escrito por meu tio José Marques Sobrinho, que carinhosamente diz: "Lágrima, és uma pequena gota d'água/até maior que todos os oceanos.Teu percurso por onde permeia a mágoa/torturante deriva de íntimos arcanos. Mensagem cadente dos arroubos da alma/que em trajetória de luz se canaliza, és o orvalho que, caindo em noite calma, vem banhar a face onde a dor se cristaliza. Síntese de múltiplas e humanas emoções/interpretas surdos e secretos sofrimentos, reflexos de amargas e fugidias ilusões, no imutável rolas de fluentes movimentos. Falas mais alto do que todos os poemas/dizes melhor que conceitos das teorias. És a pequena gota mudada em gemas/das raríssimas e cristalinas pedrarias. És a expressão do pesar e da ventura/portando em teu séquito a dor e a alegria. Se abres os olhos para o encanto da ternura, põe-te a fechá-los nos estertores da agonia. Silente, és a dor que dói. Não falas e nem emites palavras ruidosas ou gemidos. Na manifestação muda, quando te instalas/ao crepitar das paixões que nos são aturdidos. Lágrima, pingo d'água assaz pequeno! Como se não existe grandeza maior/És humilde gota de símbolo tão sereno, provindo das entranhas recônditas do pó. Tua linguagem universal, na humildade/fala mais pela eloqüência muda dos olhos, cujo muitíssimo retrata a árdua realidade, espalhando o que vem dos íntimos refolhos. Como mensageira da dor e da alegria/num ritual pela unção santificada/falas tão alto como a voz da profecia e os acordes de músicas, em áreas decantadas. Como diamante de idéias sublimados/irradias brilho para aclarar destinos/que em ternura ou tristeza retratas e faz a grandeza de luzeiros pequeninos".Parabéns a todas as mulheres neste lindo dia, e lembre-se que "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer", parabéns a todas as mulheres da ASMO, ADVM, GAV+, APAE, ADEFIM, AFADM, entre outras, também a minha mãe e mães de meus alunos, colegas de profissão, e desejo a todas que depois dessa longa noite, surgirá o mais belo amanhecer... Deseja essa menina-mulher Martha Cristina Maia.