6/20/2007

O SONHO COMANDA A VIDA’
Martha Cristina E. Maia
Professora

Subscrevo Pedra Filosofal (António Gideão por Manuel Freire), que nos diz: "Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzen-ta em que sento e descanso, como este ribeiro manso, em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos em que verde e ouro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras azuis. Eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho alacre e sedento de focinho pontiagudo, que força através de tudo num perpétuo movimento. Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base fuste, capitel. Arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa dos ventos, infante, caravela quinhentista, que é cabo da boa esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança...colombina e arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão, na superfície lunar.Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.
"Todos nós temos uma criança pra encontrar...uns dentro e outros fora de si. Precisamos achar a de fora sem perder a de dentro. As crianças são uma coisa pura da sociedade e só elas não têm consciência das misérias dos outros. E nesse sonho que comanda a vida, o grupo Vida em Movimento, Associação dos Deficientes Visuais e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual organizam o seu I ARRAIÁ SEM LIMITES, no dia 20 de junho de 2007 na praça do Diocesano.
Amar é ver além da aparência, é ver o milagre da vida, nossas almas são sadias e limpas de qualquer pré-conceito, e a sua, é? Tem certeza de que é um ser totalmente perfeito?
Todos nós nascemos incluídos, porém os outros nos excluem, desejam matar nossos sonhos.
Sonhamos com a não-exclusão, que é a base da vida em sociedade, e necessitamos de escolas, apoio dos professores e todos os funcionários, legisladores, governadores, prefeitos, serviço de saúde e da justiça e todos da sociedade para a fundamental universalização do acesso.
Psiuu... Não queiram matar nossos sonhos "porque deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"LOUCO" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"CEGO" é aquele que não vê seu próximo morrer de fome e frio, de miséria. E só tem olhos pra seus míseros problemas e pequenas dores.
"SURDO" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou um apelo de um irmão.
"MUDO" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"PARALITICO" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"DIÁBETICO" é quem não consegue ser doce com o próximo.
"ANÃO" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.
A pior deficiência é a do coração... Procurem o tesouro que está dentro de vocês. Qualquer ser humano, intelectual ou iletrado, rico ou pobre, médico ou paciente, ativista ou alienado é afetado pela sociedade e interfere nas conquistas e perdas da própria sociedade através de seus comportamentos. Lembre-se de que um dia vamos todos nós para a solidão de um túmulo.
Façam de sua vida uma experiência inesquecível. EINSTEIN tinha um filho psicótico e que o visitou apenas uma única vez no hospital psiquiátrico, abandonando-o, deixou que a solidão fosse sua companheira.
E a rejeição e solidão não são mais rápidas que a luz estudada pela física, mas são mais penetrantes que ela.
E EINSTEN afirmava: "É mais fácil quebrar um átomo que um preconceito".Reflita, querido leitor, sobre tudo que escrevi neste artigo, e para todos desejo lindos sonhos, e que esse sonho possa comandar a sua vida. É o meu desejo.

6/08/2007

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
Martha Cristina E. Maia
Professora

Neste dia tão importante em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente(5 de junho), subscrevo um texto do aluno Lucas Nunes:
Lucas Nunes
Estudante do Colégio Evangélico

Há uma coisa muito bonita no mundo, seu nome é natureza. Ela não foi feita para se destruir, e sim para se apreciar sua beleza. Muitos cortam árvores e sujam o ar... A natureza não é para se destruir e sim para se apreciar sua beleza. Fazemos parte do meio ambiente, só queremos viver bem e contentes. Atualmente, no mundo não se respeitam mais nenhum ser que tem vida, matam por prazer e destroem a natureza igualmente.
Todos os anos essa época é toda voltada para o meio ambiente, mas somente nessa época. Nos outros dias, meses e anos a natureza sofre. Nós e os professores, em nossas aulas de cidadania e ciências, falamos tanto no lixo e depois do recreio observamos o lixo no chão, será que foi tudo blá blá blá? Assistimos a um crescente número de protestos contra a degeneração rápida do nosso ambiente e todos somos culpados, não existe um inocente nessa história. Podemos dizer que os dois maiores fatores de poluição do ambiente são: os sabões e detergentes, pelas suas composições - os CFCs (clorofluorcarbonetos), que são altamente danosos ao ambiente terrestre e sua utilização ainda contribui para a destruição da camada de ozônio e como conseqüências os desequilíbrios ambientais.
Percebemos que a população nunca busca consumir produtos biodegradáveis e orgânicos. Imagine agora o aspecto das embalagens jogadas no lixo, de seus produtos de higiene e limpeza após a sua utilização. A solução mais viável será o incentivo aos produtos concentrados, o que poderá reduzir a emissão desse tipo de lixo. Os CFCs e os fosfatos contidos nos detergentes ainda danificam perigosamente os nossos rios e campos. Se numa comunidade urbana isso é muito ruim, imagine numa comunidade rural, é um verdadeiro desastre.
O mundo está cada vez mais exigente, isso envolve qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais. Falamos de saúde e de qualidade de vida.
E quanto à alimentação, a dieta diária está mudando para pior. As pessoas comem menos verduras preferindo coisas mais rápidas e práticas, uns tentam fugir dos agrotóxicos. O Brasil ainda é o único país que transforma suas frutas em sucos, mas alguns ainda em sua relutância compram sucos prontos de garrafas. E com isso a população está ficando subnutrida, faltando vitaminas e também com alguns tipos de solos pobres em nutrientes, necessitando de suplementos alimentares. O ser humano necessita de 60 mg de vitaminas por dia, essa é a nossa realidade no mundo e no Nordeste.
Vamos nos conscientizar dessa nossa parte em ajudar o meio ambiente, faça a sua parte, querido leitor, seja um detetive do meio ambiente, ensine a todos com carinho porque o meio ambiente e um bem-querer de todos. E a você, meio ambiente, não deveria se chamar meio, mas um ambiente total para todos, e ao querido leitor um lindo amanhecer de conscientização e amor à vida! Viva o meio ambiente.... "Sem o meio ambiente eu não sou ninguém... ".